• Atendimento:
  • 44 3025-3839 | 44 98859-9336

MAIS SAÚDE

BLOG

A testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. 

-

Os níveis de testosterona no sangue do homem caem naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40. Entretanto, alguns homens podem sofrer com taxas reduzidas desse hormônio mais cedo do que o esperado, causando uma série de alterações e sintomas pelo corpo todo, sendo necessária a reposição hormonal.

-

No geral, os níveis adequados de testosterona nos homens variam entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Para mulheres, no entanto, ainda não há  consenso e a delimitação dos valores é inconclusiva.

-

Obesidade e doenças crônicas, como bronquite e problemas cardíacos, são fatores que podem acarretar na alteração do hormônio, surgindo sintomas como:

 

Baixo interesse sexual

Falta de ereções matinais (ereções "involuntárias", que se tem ao acordar)

Cansaço excessivo

Mudanças de humor, com ppresença de sintomas depressivos.

Dificuldade para ganho de músculos 

Acúmulo de gordura corporal 

Perda de massa óssea (osteoporose)

Diminuição do crescimento de pelos (exceto cabelo)

Dificuldade para dormir 

Diminuição da capacidade mental e memória.

-

Na dúvida sobre estar com níveis baixos de testosterona, procure o endocrinologista e certifique que realmente é especialista pelo site do CFM. Estou a disposição!

Os nódulos da tireoide podem ter causas diversas. Eles podem ocorrer simplesmente por alterações da própria glândula como podem, também, ser tumores malignos ou benignos. Mas tenha calma, porque 60% das pessoas têm um nódulo na tireoide e menos de 10% deles são malignos. Ou seja, a grande maioria dos casos não é câncer.                                

 

No momento em que se verifica um nódulo, o mais importante é definir se ele precisa ser investigado com mais profundidade ou não. Nódulos com características suspeitas no ultrassom muitas vezes devem ser puncionados; mas se for pequeno e não for suspeito, pode ser apenas observado.   

                                                             

Somente após confirmado se tratar de um câncer ou se os nódulos forem muito grandes, é que a cirurgia é opção. Também são passíveis de tratamento os nódulos que aumentam muito a produção de hormônios, originando o chamado hipertireoidismo. É óbvio que todas essas situações devem ser discutidas.

 

Por isso, na suspeita ou confirmação de nódulos na tireóide, procure um especialista, um endocrinologista.

ÁLCOOL É MAIS CALÓRICO DO QUE AÇÚCAR 

-

 Um único grama de álcool fornece 7 calorias, mais do que as 4 calorias de 1 grama de carboidrato, como o açúcar. 

-

Além de ser mais calórico, o álcool contribui com aquilo que ficou conhecido como “calorias vazias”. Esse termo é usado porque fornece apenas energia, sem nenhum nutriente importante para o corpo. 

-

Algumas bebidas alcoólicas ainda estão somados os carboidratos, como é o caso da cerveja, em o total de calorias de 1 lata equivale a 1 pão francês. 

-

Ninguém está falando para você trocar o copo de cerveja por pão ou bolo. Moderação é importante sempre, ainda mais para esses dois. E, quando se trata de bebida alcóolica, o valor energético é apenas uma das razões para não abusar da quantidade.

🍕🍔A compulsão alimentar se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo (até 2 horas) mesmo sem fome, com a sensação de perda de controle e muitas vezes comendo sozinho (escondido) por vergonha, até se sentir desconfortavelmente cheio, seguido de sentimento de culpa após o episódio.

 

 🍕🍔A compulsão alimentar se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um curto período de tempo (até 2 horas) mesmo sem fome, com a sensação de perda de controle e muitas vezes comendo sozinho (escondido) por vergonha, até se sentir desconfortavelmente cheio, seguido de sentimento de culpa após o episódio.

 

🧘🏽‍♀️Engana-se quem pensa que é falta de “foco, força e fé”, fraqueza ou falta de disciplina.

 

🧠Na verdade, a compulsão alimentar é um distúrbio químico cerebral nos mecanismos da saciedade e como consequência, 75% dos acometidos ganham muito peso, pois consomem mais calorias do que precisam por dia, principalmente na forma de doces e gorduras. 

 

😩Geralmente não há apenas um fator relacionado aos distúrbios alimentares. Além da herança genética, aspectos ambientais e emocionais podem influenciar o desenvolvimento desses problemas.

 

👨🏻‍⚕️É um transtorno que precisa de tratamento médico, pois além do risco do ganho de peso, é acompanhado de diminuição da autoestima e de um profundo sentimento de culpa a cada novo ciclo.

 

⛹️‍♀️💊O tratamento inclui cuidados comportamentais, como mudança de estilo de vida, reeducação alimentar, a prática de exercícios, e/ou farmacológicos, com a administração de medicamentos (que modificam os caminhos da serotonina no corpo) e indutores de saciedade.

 

📲 Agende sua consulta por Whatsapp: (44) 988599336