A testosterona, principal hormônio presente no organismo masculino, influencia o comportamento, o desempenho sexual e também algumas características físicas. 

-

Os níveis de testosterona no sangue do homem caem naturalmente com o passar da idade, aproximadamente 1% ao ano a partir dos 40. Entretanto, alguns homens podem sofrer com taxas reduzidas desse hormônio mais cedo do que o esperado, causando uma série de alterações e sintomas pelo corpo todo, sendo necessária a reposição hormonal.

-

No geral, os níveis adequados de testosterona nos homens variam entre 300 a 900 nanogramas por decilitro de sangue. Para mulheres, no entanto, ainda não há  consenso e a delimitação dos valores é inconclusiva.

-

Obesidade e doenças crônicas, como bronquite e problemas cardíacos, são fatores que podem acarretar na alteração do hormônio, surgindo sintomas como:

 

Baixo interesse sexual

Falta de ereções matinais (ereções "involuntárias", que se tem ao acordar)

Cansaço excessivo

Mudanças de humor, com ppresença de sintomas depressivos.

Dificuldade para ganho de músculos 

Acúmulo de gordura corporal 

Perda de massa óssea (osteoporose)

Diminuição do crescimento de pelos (exceto cabelo)

Dificuldade para dormir 

Diminuição da capacidade mental e memória.

-

Na dúvida sobre estar com níveis baixos de testosterona, procure o endocrinologista e certifique que realmente é especialista pelo site do CFM. Estou a disposição!